MISTURA FINA

ALEXANDRE LUSO DE CARVALHO, ADVOGADO EM PORTO ALEGRE/RS - BRASIL

Nome:
Local: Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil

Caros amigos, estou aqui para trocar idéias sobre assuntos importantes, como Direito e, outros, nem tanto, mas muito agradáveis e que dão um tempero todo especial à vida. Aproveitemos essa interação virtual. Abraço a todos.

19.2.07

QUEM PODERÁ PARAR ESSA MÁQUINA?



Parece impossível. Acho que provavelmente seja impossível deter Roger Federer. Alguma eventual derrota no saibro para Rafael Nadal praticamente nem conta; aliás, conta sim! Conta tanto que deveria ser decretado feriado nacional espanhol, tamanho o feito que é.

A facilidade com que Federer joga faz parecer que o tênis é um esporte fácil. Que engano! O tênis é um esporte tão difícil que somente a genialidade desse homem pode fazer parecer que colocar uma bola sobre a linha, por exemplo, seja algo que se faz com a mesma naturalidade com que se respira.

Se até agora pensávamos ser Pete Sampras o maior tenista de todos os tempos, os números de Roger Federer e o que ele certamente alcançará nos faz ter sérias dúvidas, ou quase uma certeza: o suíço será o melhor jogador de todos os tempos.

Seus números impressionam: com apenas 25 anos de idade já ganhou 45 títulos de simples, dentre os quais Aberto da Austrália (2004, 2006 e 2007), Wimbledon (2003, 2004, 2005 e 2006), e US Open (2004, 2005 e 2006); faltando apenas Roland Garros, na França, para ganhar todos os títulos do Grand Slam.

Todavia, o que mais impressiona é que seu jogo provavelmente se mantenha nesse altíssimo e quase inatingível nível porque Federer é muito “mais jeito do que força”. Tal característica garante uma longevidade maior no esporte em relação aos atletas que tem “mais força do que jeito”. Vejamos o exemplo do jovem Rafael Nadal: quem aposta que o espanhol seguirá em seu nível quase alucinante de força e rapidez por mais cinco anos? Eu não aposto. Logo chegará um ponto para Nadal em que jogar no limite físico no qual joga será impossível, fazendo com que sua precisão e competitividade e, consequentemente, seu lugar no ranking desabem, como um castelo de cartas.

Federer consegue aliar o “tênis arte” com o “tênis de resultado”; seu jogo é plasticamente fantástico e de uma eficiência que dispensa comentários. Outro aspecto que chama a atenção, é que parece que o número 1 do Mundo não faz força para jogar tênis; parece que não sente o desgaste da impiedosa temporada da ATP, pois, mantém o nível o ano inteiro, “patrolando elegantemente” seus adversários, que parecem entrar em quadra para uma aula e não para uma disputa.

Bem amigos, preparem a pipoca, o suco, desliguem os celulares (importante desligar o celular!) e vamos para frente da TV, pois, a temporada tenística será longa e absolutamente fantástica. Garantia do Rei do Tênis: Roger Federer.

1 Comments:

Blogger Tais Luso de Carvalho said...

Oi, Alexandre!
Muito boa esta tua matéria sobre o tango e sua história. Ficarei aguardando mais. É uma aula e tanto. Escreves de uma maneira gostosa de se ler. Os "vizinhos" ficarão te devendo essa...
Beijos
Joanna de S.

28/2/07 19:16  

Postar um comentário

<< Home