MISTURA FINA

ALEXANDRE LUSO DE CARVALHO, ADVOGADO EM PORTO ALEGRE/RS - BRASIL

Nome:
Local: Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil

Caros amigos, estou aqui para trocar idéias sobre assuntos importantes, como Direito e, outros, nem tanto, mas muito agradáveis e que dão um tempero todo especial à vida. Aproveitemos essa interação virtual. Abraço a todos.

10.2.07

HISTÓRIA DO TÊNIS - Capítulo I




O tênis é um dos mais apaixonantes esportes para quem o pratica ou apenas o aprecia. Sua plasticidade, sua mescla de força e sutileza, a técnica e estratégia necessárias para ser um bom tenista, bem como toda uma gama de fatores que fazem com que este jogo, de “sintonia fina”, seja absolutamente fantástico e desafiador será tema freqüente neste blog.

Entretanto, para os primeiros contatos com o Mundo do Tênis, é interessante sabermos um pouco da História do Tênis, em rápidas pinceladas, para que tenhamos toda a noção da dimensão do que é este esporte; desde o amadorismo até o milionário circuito profissional.

“(...) Alguns crêem que ele surgiu como uma variante dos antigos jogos de bola praticados por egípicios, gregos e romanos. Outros acreditam que o tênis deriva de um jogo romano chamado ‘harpastum’, que foi adaptado pelo país basco e recebeu o nome de ‘jeu de paume’ porque a bola era batida contra um muro com a palma da mão.No século XII, o jeu de paume difundiu-se por toda a França, com muitas modificações - tanto nas regras quanto na configuração dos campos. Ele deixou de ser jogado com a bola contra o muro, passando a ser praticado em um retângulo dividido ao meio por uma corda. Surgiu, assim, o ‘longue-paume’, que permitia a participação de até seis jogadores de cada lado.Mais tarde surgiu o ‘court-paume’, jogo similar, jogado em recinto fechado, mas de técnica mais complexa e exigindo uma superfície menor para sua prática. As partidas eram disputadas em melhor de 11 jogos, saindo vencedora a equipe que fizesse primeiro os seis jogos. Eis porque, no tênis, os seis jogos (games) definem, em regra, uma partida (set).Somente no século XIV apareceu a raquete, invenção italiana, que tornou o jogo de ‘paume’ menos violento e mais interessante, facilitando sua prática pelo resto da França.O esporte logo atravessou o Canal da Mancha e, já neste século, era muito conhecido em toda a Inglaterra, tendo o Rei Henrique VIII como um de seus praticantes mais habilidosos.Com o aparecimento da bola de borracha, em meados do século XIX, surgiu na Grã-Betanha o tênis ao ar livre, ou ‘Real Tennis’, bastante semelhante ao court-paume, mas sem paredes laterais e de serviço. Em 1873, o major inglês Walter Wingfield em serviço da Índia, a pedido das ladies inglesas entendiadas por não terem o que fazer, estudou os jogos precurssores do tênis e introduziu alterações em suas regras. Em 1874, Wingfield registrou a patente do jogo, ao qual se chamou ‘Sphairistike’ em homenagem aos gregos que assim chamavam os exercícios feitos com auxílios de bolas. Esse nome, no entanto, não durou muito, sendo logo substituído por Tênis, que provavelmente deriva do francês ‘tenez’ que significa PEGA! e era exclamado quando o jogador atirava a bola para o adversário.O tênis (chamado nessa época de ‘tennis-in-lawn’ por ser jogado em quadras de grama), logo expandiu-se por toda a Índia, impulsionado pelo entusiasmo das senhoras e logo chegou à Ingaterra, desbancando o cricket, maior sucesso da época em terras britânicas.A partir daí, o tênis teve suas regras modificadas e uniformizadas para ser praticado em todo o mundo. Passou a fazer parte da programação dos Jogos Olímpicos de 1896 a 1924 e foi suprimindo nesse ano. A partir de 1900, foi iniciada uma disputa da taça DAVIS, que equivale ao campeonato mundial de equipes, repartidas por zonas geográficas (americana, européia e oriental).
Na américa do Sul, o tênis tomou considerável impulso, principalmente a partir de 1921, ano em que começou a realizar-se a taça Mitre (campeonato sul-americano individual e por equipes), e mais ainda depois de 1948, ao ser instítuida a taça Patiño (campeonato sul-americano individual e por equipes juvenis), troféus que têm sido ganho várias vezes pelo Brasil”.


Fontes: http://www.sportenis.vilabol.uol.com.br/ e http://www.topsintenis.com.br/